terça-feira, 2 de novembro de 2010

Vampiros só entram numa casa se forem convidados?


Joseph Thomas Sheridan Le Fanu criou Carmilla, a primeira vampira literatura (1872), que usava astúcia para se aproximar de suas vítimas. Forjava com alguns cupinchas uma situação para ser convidada a passar uns dias na casa da vítima que atacava à noite, pelo sonho, e sugava-lhe lentamente o sangue (energia). Bram Stocker manteve essa característica sedutora em Drácula, pois ele atacava Lucy de modo similar e sugou a vida da moça até transforma-la num vampiro.

 Em Entrevista com o Vampiro isso não acontece. Eles tem liberdade de ir e vir, entrar e sair. Para Stephanie Meyer, "vampiros não precisam de convite para entrar nas casas". Em Crepúsculo, Edward devolve as chaves da casa de Bella. Não houve qualquer convite. Nem precisava, ele é capaz de entrar no quarto dela e ficar lá vigiando a noite toda sem que ela perceba.

8 comentários:

  1. Saindo um pouco da literatura e entrando na realidade, se isso for possível. Os vampiros da antiguidades, só podiam entrar nas casas se fossem convidados pelos donos, pois naquela época as casa eram construídas pelos próprios donos junto com a família, a construindo com amor.
    Já hoje em dia não exite mais isso. As pessoas ou mandam construir ou as compram prontas, sem quase nenhum esforço, nem sentimento.

    ResponderExcluir
  2. Creio que o lance seja mais religioso, os vampiros eles tem uma fraca resistência a coisas deste tipo, fugindo de cruzes e água benta.
    Há relatos que dizem que vampiros são parte homem parte demõnio, e demõnios assim como vampiros são fracos a cruz, água benta e não podem entrar sem serem convidados.

    ResponderExcluir
  3. PS: amei o blog, sempre estudei vampiros nas horas vagas.

    ResponderExcluir
  4. O Mal só entra numa casa, ou em alguém, se for bem vindo. É necessária a cumplicidade para o Mal predominar.

    ResponderExcluir
  5. vampiros existem? de verdade sem brincadeira

    ResponderExcluir